terça-feira, 2 de junho de 2015

Ibuprofeno ou Paracetamol



Ibuprofeno ou Paracetamol?! Qual a diferença desses dois analgésico?

     

          
   Os analgésicos são os medicamentos que agem aliviando a dor. Dentre os medicamentos temos o Paracetamol e Ibuprofeno, que são os mais comuns no mundo e comumente usados para o alívio da cefaleia, cólica ou febre, por exemplo.        
    O mecanismo de ação do Paracetamol se dá, predominantemente, inibindo a síntese de prostaglandinas ao nível do Sistema Nervoso Central e em menor grau bloqueando a geração do impulso doloroso ao nível periférico. Nos adultos, é um remédio utilizado para o alívio temporário de dores leves a moderadas, cefaleia, resfriados comuns, dor de dente, redução da febre (antipirético) etc.
           O Ibuprofeno ele também tem ação redutora sobre as prostaglandinas e é usada para conter dores leves e moderadas, associadas a gripes e resfriados, dor de garganta, cefaleia, dor de dente, febre e outras. Porém, segundo estudos do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), os medicamentos chamados de anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, parecem funcionar melhor se a causa da dor for inflamatória, como artrite ou lesão.
          A partir de uma matéria publicada pela revista BBC Brasil, com base em estudo feito pela NHS, as vantagens e as desvantagens do uso desses dois medicamentos são: 




            A partir dos pontos analisados, é possível ver que ambas as substâncias têm aspectos positivos e negativos. No entanto, é de suma importância ressaltar que o uso dos dois remédios acima se dê sobre as doses corretas, seguindo às orientações da bula. Caso as suas dores persistirem, por favor, procure o seu médico! O uso desses medicamentos jamais deve ser excessivo ou prolongado, tendo em vista os efeitos colaterais.

Referências:

OLIVEIRA, Luiz Fernando. Farmacologia da Dor. Disponível em: <http://www.saerj.org.br/download/livro%202003/2_2003.pdf>. Acesso em: 31 de Maio de 2015;

“Ibuprofeno ou paracetamol? Saiba quando tomar um ou outro.” BBC Brasil. 24 de Maio de 2015. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150518_ibuprofeno_paracetamol_pai#orb-banner >. Acesso em: 31 de Maio de 2015.

Thainara Santos

3 comentários:

  1. Li em algum lugar de o ibuprofeno estava sendo proibido de vender? Procede? E que havia uma marca que não poderia mais fazer propagada....
    Outra coisa, eu acho errado que os anti-inflamatórios com tantos riscos que apresentam, possam ser vendidos livremente sem a receita. O que vocês acham disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Camila Alvim. Bom questionamento!
      Pelas informações que eu pude obter, achei que certos lotes de um dado medicamento a base de ibuprofeno estão proibidos pela Anvisa devido a resultados insatisfatórios no ensaio de Aspecto. Outros medicamentos cuja composição contém Ibuprofeno ainda estão liberados.
      Concordo com o seu posicionamento. Porém, para esses medicamentos que são vendidos sem receitas e que podem trazer os mais variados riscos, é imprescindível a conscientização do paciente quanto às informações contidas na bula e a requisição por estes nas farmácias. Além disso, cabe também aos profissionais de saúde que antes de indicar tal medicamento, alertar dos riscos de superdosagens e da existência da bula.
      Grata pela leitura do Blog : )

      Excluir